Serve esta imagem, retirada de um trabalho de Fernando Colmenero-Ferreira, para começar a minha descrição da pesquisa que fiz sobre a Recolha de Dados em Educação.
O sucesso de uma pesquisa, do ponto de vista científico, deve ser sustentado em informações verificáveis, procurando respostas formuladas por hipóteses. Para conseguir isso, é necessário desenvolver um processo de reclha de informações programadas com objectivos claros e com capacidade para ser contabilizado. Os autores Torres, Mariela; Salazar, Federico G. Métodos de recolección de datos para investigación apresentam uma série de critérios a ter presente na recolha de informação e a forma como um instrumento de pesquisa deve ser projectado para obter resultados credíveis em processos de investigação.
No artigo de Pinheiro, Ana; Silva, Bento (2004). A Estruturação do Processo de Recolha de Dados On-Line. In Actas da X Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios Edições, pp. 522-529, os autores abordam os aspectos metodológicos referentes à organização e obtenção de dados via on-line, recorrendo ao e-mail. Os autores começam por abordar os procedimentos tendentes à constituição da população a inquirir. Depois descrevem e fazem a análise do processo do envio do inquérito e a sua recepção, explicitando a utilização de uma série de estratégias para minorar a habitual taxa de retorno reduzida do inquérito. Entre outros aspectos, analisam-se os problemas de recepção, os tempos de resposta, as taxas de retorno, o tipo de interacção e as não-respostas. Finalizam com a comparação do lançamento e recolha de dados via correio postal e email no que respeita a: custos, tempo necessário para recolha de dados, tamanho da amostra para determinado orçamento, informação recolhida por inquirido, alcance a uma amostra dispersa, interacção com inquiridos e necessidade de formação para trabalho de campo.
Por seu turno, Santos Calado, Sílvia; Reis Ferreira, Sílvia Cristina (2004/05). Análise de Documentos: Métodos de Recolha de Análise de Dados apresentam uma proposta onde é possível compreender em que consiste a análise de documentos, os cuidados que o investigador deve ter quanto à sua veracidade, por exemplo, e as limitações deste método.
Mas sobre a entrevista, merece a pena ler o trabalho de Carneiro, Anabela; et all(2008). Inquérito por Entrevista, onde as autoras explanam desde o que é uma entrevista, tipos de entrevista, todo o processo de elaboração, a análise do conteúdo, até ao final do processo.