Na actividade 1 da UC Metodologia de Investigação em Contexto On-line foi-nos proposto que desenvolvêssemos as seguintes competências:
- Realizar pesquisas e analisar bibliografia sobre o processo de investigação
- Analisar criticamente um relatório de investigação
- Caracterizar vários métodos de investigação em educação
- Reflectir e debater sobre as etapas do processo de investigação
- Argumentar de forma sustentada sobre diferentes métodos de investigação.
Para que prosseguir os objectivos acima descritos começámos por fazer uma pesquisa e respectivo estudo, de modo individual. Tínhamos como referência algumas questões colocadas, a saber:
- Questões para trabalho
- Quais os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional?
- Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa?
- Que métodos se podem definir em investigação educacional?
- Como caracterizar um estudo de caso em investigação?
- Como começar uma investigação?
- Quais as características de um bom problema de investigação?
- Quais as etapas a percorrer num processo de investigação?
- Como deve ser organizado um relatório de investigação?
- Como citar as fontes usadas numa investigação?
O del-ici-ous.com foi umas das ferramentas que a comunidade começou a usar em conjunto (MICO09) e aí fomos colocando links de bibliografia referente ao estudo que estávamos a realizar. Foi profícua a partilha, porque cada vez que se ia à conta havia sempre coisas novas, a ponto de a pesquisa começar por lá, a ver o que os colegas já tinham colocado, e só depois ampliar a pesquisa. Aqui tive alguma dificuldade inicial, por estar a usar uma conta diferente, mas com o tempo esvaiu-se.
As respostas às questões acima referidas foram sendo respondidas na wiki da equipa, que baptizamos de «Descobridores»!
Tive de dar maior enfoque, neta etapa a duas questões: à questão dos tipos de paradigmas e ao modo como se citam as fontes. Esta dificuldade prende-se com o facto de eu ser proveniente de uma área de investigação muito específica – a Teologia – e aí a questão do método não se colocar desta forma. No tocante à referência das fontes sempre utilizei o modelo que era proposto pelas Universidades em que estudei.
Da leitura que fiz da dissertação de Alves, A. (2007). E-Portefólio: Um estudo de caso destaco a minuciosidade com que a investigadora descreve e fundamenta cada passo e opção tomadas. Para justificar a minha afirmação, cito dois excertos do texto onde a Autora justifica a opção tomada,
“A nossa posição metodológica para o presente estudo situa-se dentro do paradigma interpretativo, uma vez que do ponto de vista ontológico, procura-se penetrar no mundo pessoal dos sujeitos (os alunos das turmas) e procura-se perceber e compreender como estes reagem à nova metodologia proposta para a sala de aula. É uma investigação do tipo naturalista e hermenêutica pois observa-se a interacção entre todos os intervenientes, no desenvolvimento das actividades de aprendizagem do e-portefólio, em contexto natural. Do ponto de vista epistemológico, o papel do investigador é o de observar e procurar interpretar a realidade, e para isso vai recolhendo o máximo de informação diversificada e, à medida que recolhe, vai elaborando categorias que, com mais informações, irão transformar-se em constructos teóricos que formarão a teoria. A nível metodológico, esta investigação baseia-se no método indutivo uma vez que se pretende estudar o desenvolvimento da implementação do portefólio de uma forma sistemática e holística, à medida que os dados emergem” (Alves, 2007: 104).
“No presente estudo, a estratégia de pesquisa, refere-se ao “estudo de caso”, com tipologia de “caso único” de características descritivas (cf. Marshall & Rossman, 1995:41; Merriam, 1998:38) e exploratórias (cf. Marshall & Rossman, 1995:41; Yin, 2005:23)” (Alves, 2007: 106).
Na fase em que o grupo foi chamado a elaborar um fluxograma relativo às etapas de uma investigação, tive a oportunidade de burilar alguns conhecimentos que ainda estavam vagos, pois ao propor e discutir com os colegas as diversas etapas foi-me possível evocar os conhecimentos apreendidos e burilar alguns conceitos.
A última semana foi particularmente rica, pois verifiquei que havia tantos pontos de vista que às vezes era preciso rever todo o caminho percorrido para se poder perceber e integrar o que os colegas e a Docente estavam a afirmar.
Para concluir, referir ainda que esta UC permitiu readquirir o ritmo de estudo, que tinha abrandado no Verão, e verificar que é possível retirar partido do telemóvel (PDA) para estudar, pois como a plataforma manda por e-mail todas as intervenções no fórum, ia-as lendo ao longo do tempo. Quando chegava à plataforma do curso, já a primeira leitura dos fóruns estava feita e até reflectida.
Referências bibliográficas:
Alves, A. (2007). E-Portefólio: Um estudo de caso. In repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7178 (acedido em 17 de Outubro de 2009)