Para realizar o último post da unidade curricular Concepção e Avaliação em E-Learning – mas não o último sobre esta matéria, pois este blogue e a minha curiosidade perdurarão para além do tempo leccionação – vou decalcar os objectivos e competências desenvolvidas, presentes no Contrato de Aprendizagem, alterar ligeiramente alguns aspectos do texto para que ele seja compreensível nesta finalidade. A seguir a cada competência(s), insiro a hiperligação para os respectivos posts.
Ao olhar para os objectivos que nos propúnhamos no início desta unidade curricular, e olhando para trás, vemos que foi focada a problemática da concepção de cursos de e-learning à luz dos referenciais sobre o design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade no universo da formação online. Pudemos aprender a definir princípios e processos de avaliação da formação em cursos online, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes nas suas várias vertentes. Abordámos também a problemática da avaliação na sua perspectiva pedagógica, designadamente a avaliação das aprendizagens em contextos de formação online, seus fundamentos, suas modalidades, instrumentos e estratégias.
Competências:
– Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;
– Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;
eLearning quality guidelines
Avaliar a Qualidade em E-Learning
Facilitadores da qualidade dos cursos on-line
– Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;
– Propor e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;
The Ideal online Course
Qualidade na Formação Online
Proposta de Modelo de Avaliação de um curso online
1st Trans-National Distance Conference on Quality in Adult Learning 2009
O Grupo Turma elabora uma Proposta de Modelo de Avaliação de um Curso online
– Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;
Avaliação em contextos de e-learning
Para pensar fazem falta ferramentas!
– Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online.
Discussão on-line assíncrona
e-Portefólios
Avaliação em Ambientes On-Line