Da leitura que fiz de Pinheiro, Ana & Silva, Bento (2004). A Estruturação do Processo de Recolha de Dados On-Line. In Actas da X Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios Edições, pp. 522-529 que, embora se debrucem sobre a recolha de dados por e-mail, posso dizer que têm dados que podem ser perfeitamente aplicáveis a outros e-questionários.
Parâmetros |
Correio postal |
E-mail |
Custos na recolha dos dados |
Baixo |
Muito menor |
Tempo necessário para recolha de dados |
Alto |
Menor |
Tamanho da amostra para determinado orçamento |
Grande |
Maior |
Informação recolhida por inquirido |
Baixo |
Maior |
Alcance a uma amostra dispersa |
Sim |
Sim (de forma mais rápida e com menores custos) |
Interacção com inquiridos |
Não |
Sim |
Necessidade de formação para trabalho de campo |
Não |
Não |
Quadro 5 – Comparação de métodos de recolha de dados: correio postal e e-mail (Pinheiro, Ana & Silva, Bento (2004))
O e-questionário tem custos irrisórios e o tempo de recolha de dados de forma electrónica também se reduz substancialmente, basta recordar o tempo do envio e do retorno do correio postal. Claro que a amostra pode ser muito maior, no e-questionário, por causa dos baixos custos. Há também a possibilidade de mais facilmente tratar os dados, nomeadamente quando eles são inseridos em ferramentas quiz. O não precisar de grande tempo para o investigador inserir os dados, ou até nenhum em alguns casos, torna o processo muito mais rápido e fiável, pois omite-se a possibilidade de erro humano.
O e-questionários permitem ainda a “estabelecer uma interacção pessoal, rápida e eficaz entre os sujeitos da investigação” (Pinheiro, Ana & Silva, Bento. 2004:527).
Algumas ferramentas disponíveis
Para se realizarem e-questionários podemos recorrer as seguintes ferramentas:
Thesis Tools – trata-se de uma ferramenta para quem está a trabalhar numa dissertação. O serviço é gratuito (ou, como eles dizem no site, quase – no final pedem que apresentemos os resultados no site através de um ficheiro do Word ou PDF) e entre as línguas que podem ser usadas encontra-se o português.
2Ask – é um serviço comercial mas que tem uma versão de teste grátis que podemos utilizar durante um mês e nos permite criar três inquéritos com até 100 perguntas (mas depois só podem ser 10 pessoas a responder). A versão a sério começa nos €198 para um inquérito com a duração de 30 dias que permite até 100 participantes. A partir daí o preço é sempre a subir.
Surveymonkey – Já foi aqui apresentada pelos Suspeitos do Costume. Possui uma versão grátis que permite até 10 perguntas por inquérito e 100 respostas. Podemos utilizar qualquer língua e a criação de um número ilimitado de inquéritos. Na ajuda do SurveyMonkey encontrei um PDF interessante sobre a construção de inquéritos.
Zoomerang – A versão grátis permite até 30 perguntas por inquérito. Numa primeira análise pareceu-me que a ajuda é boa.
Surveygizmo – O plano básico ($19 por mês – tem uma versão grátis que dura 14 dias) permite um número ilimitado de inquéritos e perguntas; 250 respostas por mês.
Questionpro – é a pagar mas tem uma versão grátis.
Magic survey tool – Tem uma versão grátis cuja conta dura um mês.
Survey Methods – É a pagar mas tem conta grátis. Quando se cria uma conta podemos usar uma conta normal durante uma semana.
Lime Survey – Trata-se de uma ferramenta feita em PHP que pode ser descarregada para instalação num servidor. Podemos igualmente utilizar a ferramenta directamente sem termos de possuir um servidor através do serviço disponibilizado.
O GoogleDocs (formulários) é uma ferramenta poderosa na criação de questionários online. Permite ao investigador criar máscaras de introdução de dados de forma simples e intuitiva, permite a consulta rápida dos dados visto que passam directamente para uma folha de cálculo e possibilita ainda uma análise profunda dado que os dados podem ser rapidamente canalizados para um programa tipo Excel ou para um programa como o SPSS. O meu colega e amigo Paulo Simões partilhou um artigo que considero muito útil para iniciar à utilização desta ferramenta: Googledocs.
Free Quis Maker – É uma ferramenta grátis, onde e pode realizar quiz, testes online, formação, recrutamento, exames, curiosidades ou apenas testes de puro divertimento.
QuestionForm – É uma aplicação grátis para criar, publicar e analisar inquéritos online e formulários. Tem uma versão grátis, mas para funcionalidades mais avançadas há que recorrer a uma versão paga.
Surveymonkey – Tem a finalidade de permitir a qualquer pessoa criar inquéritos online profissionais, de forma rápida e fácil.
Paxonta – na sua versão grátis, permite qustionários até 100 perguntas, com 18 modalidades diferentes.
N.B. – Consegui recolher estas ferramentas, graças à partilha que os meus colegas de mestrado fizeram. Obrigado!