A primeira figura que eu gostaria de destacar é Cauleb Philips. Escolho-o pela sua visão.
Foi capaz de, em 20 de Março 1728, publicitar uma metodologia para ensinar taquigrafia às pessoas interessadas, levando o conhecimento a sua casa.
Para isso, publicou o seguinte anúncio na Gazeta de Boston:
“Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston”.
Aqui vejo, em embrião, algumas características que considero importantes na EaD:
– Democratização, quando propõe a aprendizagem para todas as pessoas;
– Dispersão geográfica, porque assegura a mesma instrução à distância como presencialmente;
– Ritmo de aprendizagem, ao estabelecer uma periodicidade semanal;
– Aprendizagem permanente, ao possibilitar um modo de as pessoas poderem evoluir nos seus conhecimentos;
– Aproveitar os meios existentes para estar ao serviço da educação, C. Philips não criou uma rede de correios ou entregas nova, antes utilizou a existente.
Ao introduzir esta metodologia inovadora, Cauleb Philips está a abrir uma porta na educação que acabou por ter o desenvolvimento que é por demais evidente.
Ao vê-lo como um fundador do ensino à distância, pelo menos o primeiro documentado, não poderia deixar de o considerar uma figura a destacar.