Para a elaboração deste texto, tenho diante de mim os trabalhos dos colegas de Mestrado, realizados após a leitura dos artigos propostos, resumo e partilha do fórum da Moodle. Os trabalhos disponíveis aqui e aqui, para além daquele que o meu grupo realizou e que está aqui.
Antes de mais gostava de fazer uma referência àquilo que se entende por qualidade. No senso comum, quando se diz que algo tem qualidade está-se a dizer que está de acordo com as expectativas que se tem em relação à coisa em si. Por exemplo, ao afirmar-se: «este arroz de caril tem muita qualidade», o sujeito está a fazer referência às suas expectativas e àquilo que já viveu e conhece. Só assim se compreende que um mesmo «arroz» possa ser considerado por uma pessoa como muito bom e outra pessoa o considere razoável. E ambos têm razão, porque aqui estão em jogo as percepções de cada indivíduo, que são afectados/moldados pela cultura, pelos modelos mentais, pelo tipo de produto ou serviço prestado, pelas necessidades e pelas expectativas que se têm.
Mas, no nosso caso, ao abordarmos a qualidade de um sistema de ensino online, precisamos de ter presente que mais do que qualidade, entendido no sentido comum, estamos a procurar sistemas de gestão de qualidade, ou seja, que se verifiquem as condições óptimas para a realização do ensino, de acordo com um standar/paradigma previamente definido. Daí que, de seguida, vamos ocupar-nos destas duas vertentes: estabelecer um modelo de ensino online ideal, e elencar as condições/meios que se têm de verificar.
Curso Online
Um curso online é um curso baseado essencialmente na Internet, tirando o máximo partido das oportunidades oferecidas pela web. Pois a educação à distância parece ser uma importante resposta para as necessidades do desenvolvimento profissional das diversas populações e para a aprendizagem ao longo da vida. Os cursos devem ir ao encontro dos aprendizes, tirando o melhor partido da sua disponibilidade de tempo, energias e focos interesses e necessidades. Estamos a caminhar para um paradigma que podemos designar de «aprender sem distância», procurando estar no lugar certo, à hora certa; Nos cursos online não tem lugar tanto a teoria behaviorista, mas sim a constructivista, ou melhor a conectivista (G. Siemens), onde a aprendizagem é potenciada pelas conexões que se estabelecem, com os diversos fautores da aprendizagem (aluno, professor, conhecimento).
A aprendizagem online eficaz(Alley 2000), centrada totalmente no desenho do projecto pedagógico, assume que:
- O conhecimento é construído;
- A aprendizagem é mais eficaz se for o aluno a assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem;
- A motivação dos estudantes é determinante nos resultados e sucesso da aprendizagem;
- Uma aprendizagem de nível superior exige uma atitude de reflexão;
- A aprendizagem é um processo individual;
- Aprender é uma vivência experiencial;
- A aprendizagem tem uma ambivalência social e individual;
- Pressupostos epistemológicos superiores inflexíveis podem perturbar uma aprendizagem mais enriquecedora;
- Aprender é um processo em espiral;
- A aprendizagem é um processo não linear.
Condições que se devem verificar no curso online
Essas condições vão ser distribuídas em três âmbitos: desenho do sistema de formação, forma de disponibilização e resultados do sistema formativo.
1. Desenho do sistema e formação:
1.1 Qualidade do sistema
- Fácil utilização
- O sistema reflecte contextos reais de aprendizagem
- Estável
- Seguro
- Rápido
- Sensível
1.2 Qualidade da informação
- Bem organizada
- Apresentada com eficácia
- Tamanho adequado
- Bem redigida
- Útil
- Actualizada
- Privilegia as actividades aos meros conteúdos
1.3 Qualidade do Serviço
- Imediato
- Sensível
- Justo
- Promove o trabalho de grupos
- Inteligente
- Disponível
2 . Forma de Disponibilização
2.1 Recursos (podem ser utilizados)
- Slides
- Áudio
- Escrita
- Discussões
- Estudos de caso
- Problemas práticos
- Tutoriais
- Trabalhos
- Exames práticos
- Redes sociais
- Blogues
- Micro-blogues (twitter)
2.2 Os recursos:
- Estão acessíveis de acordo com as necessidades dos alunos num formato não linear
- Reflectem o tema do momento e são actualizados regularmente
- reflectem a variedade de perspectivas de modo que os alunos tenham a oportunidade de julgar o mérito de diferentes posições, em vez de lhes ser dado apenas um ponto de vista
- Permitem que os alunos acendam a uma variedade de opiniões
- Reflectem a inclusão social, cultural e de sexo
2.3 O Professor/Formador
- É uma orientador/facilitador
- Promove o nível metacognitivo da aprendizagem
- Integra actividades e avaliação
3 . Resultados do Sistema formativo
3.1. A Rede consegue:
- Aprendizagem reforçada
- Habilitada
- Poupança de tempo
- Sucesso académico
- Estar acessível a pessoas com necessidades educativas especiais
- Ser fiável
- Tornar acessível toda a informação disponível
- Possibilitar excelentes canais de comunicação entre os alunos, com os formadores e com o conhecimento
3.2. A Rede evita
- Falta de contacto
- Isolamento
- Relação patológica com a tecnologia
A percepção que o aprendiz deve ter do curso online
Neste ponto vou elencar aquelas que considero serem as condições que o aprendiz deve verificar, para que se possa considerar que um curso online tem qualidade:
- Tarefas autenticas
- Oportunidades de colaborar com outros aprendizes
- Ambientes centrados no aprendiz
- Cativante
- Avaliações com significado para a aprendizagem
- Os recursos são acessíveis
- Os recursos estão actualizados
- Uso adequado dos mídia
- Promove a inclusão
- Interface fiável e robusto
- Os objectivos, orientações e planos de aprendizagem são claros
- Há boa comunicação;
- O acesso à web tem as condições requiridas
- O desenho da formação promove a cooperação.
Conclusão operativa: um curso online terá tanto mais qualidade, quantas mais respostas afirmativas conseguir a cada item.